Toccato

Qlik Sense é um revolucionário aplicativo de descoberta de dados, que possibilita a usuários desenvolverem sozinhos suas visualizações. A navegação altamente intuitiva permite criar relatórios personalizados e painéis de controle dinâmicos, explorando grandes quantidades de dados e encontrando insights significativos sobre o negócio. Projetado para usos individuais, em grupo ou em organizações, o Qlik Sense permite criar rapidamente visualizações, explorar dados profundamente, revelar conexões instantaneamente e ver oportunidades em todos os ângulos.

VEJA MAIS DOWNLOAD';

QlikView é uma plataforma de Business Discovery que permite analisar rapidamente dados de todas as fontes de uma organização. Ele gera painéis e gráficos que apresentam com precisão necessidades e processos de instituições privadas ou públicas. Permite analisar dados da forma que o usuário desejar vê-los, fornecendo uma visão sem precedentes sobre os acontecimentos reais e informando o desempenho da organização.

VEJA MAIS DOWNLOAD';
28.07.2016

Ministério do Planejamento

A sociedade brasileira já tem à disposição um moderno canal de transparência pública para controlar os gastos efetuados pelos órgãos do Poder Executivo Federal. Trata-se do Painel de Compras Governamentais do Sistema Integrado de Administração de Recursos Gerais (Siasg), mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

O portal que reúne os gastos do governo federal foi desenvolvido sobre QlikView. Ele permite que qualquer cidadão navegue, faça cruzamentos de dados, gere tabelas e desenvolva outras ações para conhecer todas as compras e contratações efetuadas por mais de 350 órgãos do poder executivo federal. Estão disponíveis todas as aquisições e contratos firmados desde 2010. São mais 1,2 milhão de processos de compras, num montante superior a R$ 370 bilhões, que originaram mais de 170 mil contratos firmados.

“Nunca tínhamos feito uso de toda essa riqueza de informação como forma de insumo para a tomada de decisão. Precisávamos de uma ferramenta ou meio que atendesse ao gestor público para auxílio da gestão interna dos órgãos usuários”, revela Paulo Cesar Kluge, Coordenador Geral do Siasg. Segundo ele, a intenção inicial foi melhorar o serviço público. “Para a sociedade, indiretamente, a ferramenta traz benefício na melhoria e racionalização do serviço público e, diretamente, entrega um canal de transparência para controle social sobre os gastos dos órgãos públicos” descreve o Coordenador.

O caráter inovador do Painel de Compras atende a uma grande deficiência de informações para os gestores públicos e para a sociedade civil. “A disponibilização da informação de fácil acesso, de forma proativa, resultará também na redução de solicitações pontuais de extração de dados que aconteciam por meio da Lei de Acesso à Informação”, avalia Kluge.

Eduardo Cesar Soares Gomes, Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, vê no uso do QlikView uma grande oportunidade de empoderamento dos cidadãos, que podem acessar e cruzar informações para tomar suas próprias conclusões sobre os gastos públicos federais. Da mesma forma, ele ressalta o maior poder conferido aos setores de negócios do Ministério, onde os usuários da ferramenta passaram a ter maior capacidade de desenvolver suas próprias visões e análises, segundo suas necessidades, dando mais agilidade ao serviço público.

Antes de optar pela ferramenta da Qlik, o Ministério testou outras opções. “O que nos levou à definição desta solução foi principalmente a rápida produtividade no desenvolvimento”, conta Kluge. Segundo ele, também teve influência na decisão a funcionalidade de publicação do portal na internet em um formato de licenciamento ilimitado, independente do número de usuários. Por fim, ele lista a robustez da solução em grande volume de dados e a baixa curva de aprendizagem para o usuário final como motivadores da escolha. “Esperamos que essas características ajudem a aumentar significativamente o uso do Painel”, descreve o Coordenador. ​

Tecnologia transforma rotina de trabalho

Além do Painel de Compras Governamentais, o Ministério do Planejamento tem uma série de outros sistemas que geram um grande volume de dados. Era preciso encontrar uma forma de dar acesso fácil, rápido e seguro a esses dados, para que os usuários de negócios do órgão pudessem tomar decisões mais ágeis e embasadas. O QlikView veio suprir essa necessidade e está transformando a rotina de trabalho do Ministério, sendo utilizado por diversas unidades do órgão.

“A diferença da solução Qlik é o motor associativo, outras ferramentas não tinham a robustez necessária para lidar com o nosso volume de dados”, explica Vinicius de Faria Silva, Coordenador Geral de Sistemas do MP. O QlikView tem inúmeros usos dentro do órgão. Foi desenvolvida uma aplicação para analisar os dados gerados pelo Serviço de Informações ao Cidadão, por exemplo. A Central de Serviços de Tecnologia da Informação também se vale do poder de análise da ferramenta para controlar o atendimento aos pedidos registrados.

Outra aplicação que merece destaque é a utilizada pelo Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Esse Sistema mantém registro de todos os convênios firmados pelo poder executivo federal. A plataforma de Business Discovery também serve para controlar a grande quantidade de processos gerados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“As visões que o QlikView oferece poderiam ser geradas de outras formas, mas a facilidade da ferramenta é um grande diferencial”, relata Eduardo Cesar Soares Gomes, Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério. Segundo ele, o produto tem a vantagem de empoderar o usuário final, concedendo um poder nunca antes experimentado pelas áreas de negócios do MP e pelo próprio cidadão. Ele também ressalta a interação direta com a sociedade como um desafio superado pelo Ministério por meio do uso da ferramenta.

O Coordenador de Sistemas do MP faz coro com o Diretor de TI ao enumerar as vantagens que o uso da ferramenta da Qlik trouxe para a rotina de trabalho do órgão e para a sociedade em geral. “Do ponto de vista de gestão, a ferramenta conseguiu melhorar os processo de trabalho, o que se reflete para o cidadão”, finaliza Vinicius.