Toccato

Qlik Sense é um revolucionário aplicativo de descoberta de dados, que possibilita a usuários desenvolverem sozinhos suas visualizações. A navegação altamente intuitiva permite criar relatórios personalizados e painéis de controle dinâmicos, explorando grandes quantidades de dados e encontrando insights significativos sobre o negócio. Projetado para usos individuais, em grupo ou em organizações, o Qlik Sense permite criar rapidamente visualizações, explorar dados profundamente, revelar conexões instantaneamente e ver oportunidades em todos os ângulos.

VEJA MAIS DOWNLOAD';

QlikView é uma plataforma de Business Discovery que permite analisar rapidamente dados de todas as fontes de uma organização. Ele gera painéis e gráficos que apresentam com precisão necessidades e processos de instituições privadas ou públicas. Permite analisar dados da forma que o usuário desejar vê-los, fornecendo uma visão sem precedentes sobre os acontecimentos reais e informando o desempenho da organização.

VEJA MAIS DOWNLOAD';
15.06.2016

Agência Nacional de Transportes Aquaviários

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) dedica-se a tornar mais econômica e segura a movimentação de pessoas e bens pelas vias aquaviárias brasileiras, em cumprimento dos padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade e baixo preço nos fretes e tarifas. Implementa as políticas formuladas pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) e pelo Ministério dos Transportes.

A Antaq tem a necessidade de lidar com uma grande massa de dados, de modo que possa atuar propondo políticas públicas e regulando efetivamente o mercado aquaviário. Além da sede, localizada em Brasília, conta com 14 unidades regionais e 12 postos avançados, que empregam um total de 350 servidores.

Uma das atribuições da Antaq é a de organizar, manter e divulgar as informações estatísticas relativas ao setor de serviços portuários e transportes aquaviários. Essas informações são consolidadas no Anuário Estatístico Aquaviário, que reúne toda a estatística aquaviária do país ao longo dos anos, considerando movimentações portuárias em portos públicos e terminais privativos.

A confecção do documento consumia o trabalho de sete profissionais, que se dedicavam por seis a oito meses à coleta de dados e mais dois meses à montagem das planilhas e gráficos. O resultado era mais de 200 planilhas publicadas no site, de forma estática, acarretando grande dificuldade na observação da informação. O objetivo real comparativo não era atingido em sua plenitude. Era muito trabalho para pouco uso.

O relatório anual era meramente um cumprimento da obrigatoriedade, sem uma aplicação prática de gerar informação qualificada. Por outro lado, a área finalística da Agência buscava há quatro anos desvencilhar-se da dependência da TI para acessar a base de dados, de modo a ter rápido acesso à informação qualificada para tomada de decisão.

O Anuário passou a ser online, com sete abas absolutamente interativas. Permite realizar consultas diversas para obter informações das importações e exportações brasileiras, cruzar informações de movimentação de cargas e gerar relatórios diversos, o que antes era trabalhoso e complexo de se fazer. Possibilita também a criação de planilhas online, através da opção “Faça você mesmo”, em que o próprio cidadão pode selecionar as informações que deseja visualizar, caso já não estejam colocadas nas visões disponibilizadas. Viabiliza ainda um comparativo histórico com dados desde 2010. Já o Painel de Fiscalização possibilita acompanhar em tempo real as fiscalizações programadas e eventuais realizadas em todo o Brasil, viabilizando uma gestão centralizada.

A Plataforma Qlik permitiu ainda que as áreas finalísticas passassem a interagir com a base de dados, colhendo informações e criando visões de acordo com suas demandas, sem depender da TI.

Com a adoção da Plataforma Qlik, o Anuário dispensou a mobilização de uma equipe grande e meses de trabalho para confecção e divulgação do relatório. Agora a aplicação é atualizada semanalmente, de maneira fácil e rápida, e a montagem de planilhas e gráficos, que antes consumia dois meses, passou a ser feita em minutos. As área finalísticas passaram a se aproximar da modelagem de dados e vêm aos poucos se desvencilhando da TI e criando seus próprios painéis. A Plataforma facilitou a entrega das demandas requisitadas pela diretoria e a própria diretoria acessa a aplicação para obter a visualização desejada.