Toccato

Qlik Sense é um revolucionário aplicativo de descoberta de dados, que possibilita a usuários desenvolverem sozinhos suas visualizações. A navegação altamente intuitiva permite criar relatórios personalizados e painéis de controle dinâmicos, explorando grandes quantidades de dados e encontrando insights significativos sobre o negócio. Projetado para usos individuais, em grupo ou em organizações, o Qlik Sense permite criar rapidamente visualizações, explorar dados profundamente, revelar conexões instantaneamente e ver oportunidades em todos os ângulos.

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QlikView é uma plataforma de Business Discovery que permite analisar rapidamente dados de todas as fontes de uma organização. Ele gera painéis e gráficos que apresentam com precisão necessidades e processos de instituições privadas ou públicas. Permite analisar dados da forma que o usuário desejar vê-los, fornecendo uma visão sem precedentes sobre os acontecimentos reais e informando o desempenho da organização.

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15.06.2016

Grupo Canopus

O Grupo Canopus foi fundado em 1973 e hoje tem concessionárias de automóveis e motocicletas nas regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste do país. O Grupo conta ainda com uma administradora de consórcio – o Consórcio Canopus – e uma corretora de seguros, a Bétria Corretora. Atua também no terceiro setor, através do Instituto Canopus. Ao todo são 36 unidades instaladas e cerca de dois mil funcionários.

Todos os controles gerenciais e mercadológicos eram produzidos por processos manuais, envolvendo várias pessoas e com informações desatualizadas. Os dados de mercado eram avaliados levando em consideração os números do dia anterior. Os dados de faturamento eram disponibilizados duas ou três vezes por dia, no máximo. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) era feita somente uma vez no mês, após o fechamento contábil, e as análises de receitas a cada cinco dias.

A análise de margens de veículos acontecia uma única vez a cada 15 dias. A empresa também não tinha as condições necessárias para validar os dados de mercado e as pesquisas de mercado estavam restritas às informações ad hoc. Por fim, algumas visões gerenciais não eram possíveis de serem construídas para a tomada de decisão em tempo hábil, ou seja, a intervenção a ser feita não surtia mais efeitos no mês da identificação. Nesse sentido, a empresa “olhava pelo retrovisor”.

Com a Plataforma Qlik a Canopus ampliou seu horizonte de análises e a capacidade de consolidar informações para a produção de relatórios mais completos e com respostas mais ágeis para as questões do dia-a-dia. Com a ferramenta, foi possível democratizar a informação para todos os gestores do Grupo, que estão espalhados em vários Estados.

O que mais tem impressionado os gestores é a capacidade de fazer reuniões por conferência, visualizando a mesma informação em tela e debatendo sobre as oportunidades de melhorias ou estratégias comerciais. O marketing passou a ter informações mais precisas, rápidas e consistentes sobre margens, produtos, preferência do consumidor e Market Share.

Os dados de mercado passaram a ser produzidos em tempo real, já que há mais de 30 tipos de análises disponíveis para mais de 40 gestores. Os dados de faturamento de todas as unidades do grupo passaram a ser consolidados com intervalo de 15 minutos em dashboard. A DRE Gerencial com dados D-1 passou a ser produzida diariamente, quase em tempo real. A Plataforma Qlik também trouxe a possibilidade de análise diária de margens de veículos, peças, acessórios e serviços, para realinhamento de metas. As validações dos dados de mercado passaram a ser feitas em apenas 15 minutos, com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A empresa ganhou com a possibilidade de fazer planejamento de negócios usando dados de mais de cinco mil cidades (PIB, renda, frota, população). Agora a Canopus conta com integração de dados de três ERP´s, o que possibilita novas análises. A empresa passou também a consolidar dados de estoque em um único lugar, automaticamente, a um clique. Antes esses dados estavam distribuídos em vários bancos, o que demandava muito tempo para consolidar as informações.

Algumas questões passaram a ser respondidas com mais velocidades tais como: vendedor que mais vende (volume, margem e lucro), regional mais produtiva (volume, margem e lucro), ramo mais rentável (margem e lucro), produto mais vendido (volume, margem e lucro), departamento mais lucrativo (margem e lucro), análise departamental chegando ao nível de produtos, análise de desempenho por marca, família de produtos, etc, além do acompanhamento de receitas e despesas com mais de cinco tipos de análises com frequência de dados de D-1.