Toccato

Qlik Sense é um revolucionário aplicativo de descoberta de dados, que possibilita a usuários desenvolverem sozinhos suas visualizações. A navegação altamente intuitiva permite criar relatórios personalizados e painéis de controle dinâmicos, explorando grandes quantidades de dados e encontrando insights significativos sobre o negócio. Projetado para usos individuais, em grupo ou em organizações, o Qlik Sense permite criar rapidamente visualizações, explorar dados profundamente, revelar conexões instantaneamente e ver oportunidades em todos os ângulos.

VEJA MAIS DOWNLOAD';

QlikView é uma plataforma de Business Discovery que permite analisar rapidamente dados de todas as fontes de uma organização. Ele gera painéis e gráficos que apresentam com precisão necessidades e processos de instituições privadas ou públicas. Permite analisar dados da forma que o usuário desejar vê-los, fornecendo uma visão sem precedentes sobre os acontecimentos reais e informando o desempenho da organização.

VEJA MAIS DOWNLOAD';
15.06.2016

Lafarge

A Lafarge é uma empresa francesa, presente no Brasil desde 1959. É líder mundial em materiais de construção e uma das maiores do País. Produz cimento, concreto e agregados (areia e pedra). São 1.800 funcionários no Brasil, distribuídos entre as oito fábricas e estações de moagem, 57 unidades produtoras de concreto e três áreas de mineração de grande porte para produção de agregados. Trabalha com todos os atores da construção civil brasileira, desde o autoconstrutor até grandes construtoras, empresas de engenharia e designers.

A Lafarge precisava facilitar o fechamento mensal e melhorar o processo de análise de resultados, com foco no controle de custos, em suas três atividades principais: cimento, concreto e agregados. O report de resultados para a diretoria era feito mensalmente a partir de sistema corporativo, após o fechamento, que ocorre até o quinto dia útil do mês.

Os lançamentos no sistema eram feitos pela controladoria – a partir de template estabelecido pela matriz – e depois submetidos à contabilidade para conferência final. Após a validação, eram construídas planilhas e gráficos com visão gerencial, depois consolidadas em cadernos de resultados (ppt ou pdf), sendo um para cimento e outro para concreto e agregados. Por fim, esses cadernos de resultados eram enviados às diretorias e à presidência.

Quando um novo lançamento era realizado ou algum valor devia ser ajustado, era realizada nova carga do DW, com tempo médio de quatro horas, o que causava impacto no processo geral. Para captação dos dados e consolidação de informações, eram utilizados relatórios e planilhas obtidas no BI Cognos, integrado ao JDE Tone e ao JDE XE.

O Projeto foi desenvolvido em três etapas, numa parceria entre profissionais da Toccato e um da Lafarge dedicado ao caso. A primeira etapa focou na estabilização das fontes de dados, a maior parte sem acesso direto nas unidades da Ásia. Em seguida, a equipe trabalhou no tratamento das fontes e criação das visões. Por fim, a equipe dedicou-se ao refinamento dos painéis e incorporação de novas features e facilidades no uso da aplicação, sempre perseguindo a flexibilidade e expansão dos controles dos resultados.

A primeira versão foi liberada com dois meses de projeto e foi evoluindo gradativamente, tanto na abrangência das áreas e atividades da organização quanto na elaboração das visões.

Foram construídos painéis e visões gerenciais que são atualizados diariamente, facilitando o acompanhamento de custos e receitas, mesmo antes do fechamento mensal. Até o quinto dia útil é realizada a conferência dos indicadores e KPIs, com possibilidade de aplicação de ajustes gerenciais na contabilidade, sem impacto nos sistemas, que depois são atualizados. O report de resultados pela Diretoria passou a ser feito diretamente no QlikView, com possibilidade de detalhamento dos grandes números pelas diferentes empresas do grupo, regiões de atuação, unidades e centro de custo. É possível flexibilizar o agrupamento de resultados por ano, trimestre e mês, com exibição de gráficos, tabelas e relatórios específicos por atividade.

Adicionalmente, foi dada permissão para que os gerentes das unidades possam acompanhar seus resultados regularmente e de forma independente, não mais em períodos específicos do mês.

Com o QlikView, os profissionais da Lafarge podem fazer apuração do ebidta (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e criação da bridge, com valores realizados e orçados. São exibidos indicadores por atividade, natureza, grupos contábeis, evolução da performance das fábricas, distribuição do estoque dos produtos e evolução das despesas SGA. Também é possível fazer quadros comparativos e apuração de tendência das despesas.